E qual mãe nunca ficou ansiosa por um ultrassom? Esse momento é o ideal para ver um pouco do que se passa dentro do ventre e se está tudo bem com o crescimento do bebê. Mas este exame tem fundamentos específicos, ainda mais se tratando do ultrassom doppler.

O que é Ultrassom?
O ultrassom é um exame feito à base de ondas sonoras. Elas são emitidas em uma frequência exata que ao se deparar com coisas sólidas dentro do corpo, são convertidas em imagens.
Em princípio o ultrassom era apenas 2D, passou a ser 3D e agora 4D. Mas o importante de tudo nesta história, é a evolução do ultrassom doppler. O ultrassom doppler fetal verifica o fluxo sanguíneo da placenta para o bebê e também do corpo do feto.

O que é Verificado no Exame

Com uma espécie de coloração virtual no ultrassom doppler, o médico consegue medir o fluxo de sangue, oxigênio e também de batidas cardíacas do bebê. Com esse ultrassom doppler fetal dá para verificar possíveis problemas de circulação sanguínea, oxigenação e também alguns outros como por exemplo:
• Restrição de crescimento por baixo fluxo sanguíneo;
• Quantia ideal de líquido amniótico;
• Atividade e condição cardíaca do bebê;
• Boa formação dos órgãos internos da criança;
• Possíveis problemas com a placenta e suas artérias (verifica risco de pré-eclâmpsia, diabetes gestacional pelo crescimento exagerado do feto e algumas infecções).

Foco do Ultrassom Doppler
O ponto principal do ultrassom doppler é o crescimento do feto. A maioria dos bebês PIG (pequeno para idade gestacional) tem um diagnóstico desfavorável, pois, a placenta não estaria nutrindo o bebê de acordo com o tempo de gestação.
A maioria das vezes esse bebê pequeno pode ter uma ajuda quando detectado precocemente a ausência ou restrição do ganho de peso, pelo ultrassom doppler.

Quando Pode ser Feito?
O primeiro ultrassom doppler pode ser feita ainda no primeiro trimestre de gravidez. Essa verifica se o fluxo da placenta está como deveria. Essa medição é feita através do fluxo do cordão umbilical e também verifica a atividade cardíaca do feto. As veias da cabeça também são verificadas com a ultrassonografia com Doppler. Nessa hora o médico verifica a atividade de oxigenação do bebê.

A ultrassom com Doppler salva vidas! Ela verifica qualquer problema que possa haver com aquela gestação. Além de verificar o fluxo, ela também indicará uma possível prematuridade. Se você tem pressão alta ou suspeita de pré-eclâmpsia. Esse é o exame obrigatório para verificar se está tudo bem com as artérias uterinas e também com o crescimento do bebê.

Informações: https://www.trocandofraldas.com.br/ultrassonografia-com-doppler-na-gestacao/