O exame de colesterol total – também chamado de painel ou perfil lipídico – mostra os níveis de colesterol e triglicérides na corrente sanguínea. Este exame de sangue ajuda a determinar o risco de obstrução das artérias por formação de placas de gordura (aterosclerose). Altos níveis de colesterol geralmente não causam sintomas, por isso é importante fazer a dosagem regularmente.

A única forma conhecida de diagnosticar a hipercolesterolemia é através do exame de colesterol total e frações. A detecção precoce da hipercolesterolemia pode prevenir diversas doenças como infarto e AVC.

Indicações

O exame de colesterol total é recomendo para todos os adultos saudáveis ao menos uma vez a cada cinco anos. O teste pode ser feito em intervalos menores por pessoas com maior risco para doenças cardiovasculares ou já fazem acompanhamento com dieta e medicamentos para controlar os níveis de colesterol.

Os fatores de risco para colesterol alto incluem:

  • Tabagismo
  • Idade (homens acima de 45 anos e mulheres acima de 55 anos)
  • Hipertensão
  • Histórico familiar de doença cardíaca
  • Doença cardíaca pré-existente
  • Infarto anterior
  • Diabetes
  • Obesidade e sobrepeso
  • Consumo excessivo de alimentos ricos em colesterol, gordura saturada e gordura trans.

Crianças também devem fazer o exame de colesterol total, preferencialmente entre 9 e 11 anos, repetindo o exame entre 17 e 21 anos. Jovens com risco aumentado para hipercolesterolemia podem fazer testes com mais frequência.

Segundo a Academia Americana de Pediatria, crianças com alto risco para doenças cardiovasculares devem fazer o exame de colesterol total e frações entre 2 e 10 anos de idade, sendo que crianças mais novas não podem ser submetidas ao teste. Se o primeiro exame mostra resultados normais, os próximos podem ser feitos a cada três ou cinco anos.

Contraindicações

Por ser um exame de sangue comum, não há contraindicações expressas para o exame de colesterol total e frações.

Grávida pode fazer?

Mulheres durante a gravidez estão autorizadas a fazer o exame conforme orientação médica, não havendo contraindicação expressa. Inclusive, a dosagem de colesterol total e frações pode fazer parte dos exames pré-natais.

Preparo para o exame
Para fazer o exame de colesterol total, é necessário de três a 12 horas de jejum conforme a idade do paciente:

De 0 a 1 ano: jejum mínimo de três horas
De 1 a 5 anos: jejum mínimo de seis horas
Acima de 5 anos: jejum mínimo de 12 horas.
Além disso, é vetado o consumo de bebidas alcoólicas nas 72 horas anteriores ao exame. Deve ser mantida a dieta habitual.

 

Informações: https://www.minhavida.com.br/saude/tudo-sobre/18757-colesterol-total